sábado, 17 de novembro de 2012

O PAAES tem que continuar!


Na manhã da última terça feira, dia 13 de novembro, um ato puxado pelos estudantes secundaristas da cidade foi realizado em frente à reitoria durante a realização do Conselho de Graduação (CONGRAD), em defesa do programa seriado Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (PAAES).

Com a aprovação da chamada Lei de cotas (Lei nº 12.711/2012) no último dia XX em Brasília, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), convocou para a última terça feira uma reunião do CONGRAD, a fim de discutir e deliberar como será implementada a nova lei de cotas nos processo de ingresso ao ensino superior da UFU. O que estava em discussão no CONGRAD (Conselho de graduação) é a porcentagem que será reservada para a Lei de cotas já no processo seletivo 2013/1 (que pode variar entre 12,5% progressivos ao longo de 4 anos atingindo os 50% ou se 50% de uma única vez); bem como  se o PAAES iria continuar ou não.

Entendendo que o PAAES é mais uma ação afirmativa de entrada na universidade, e que é também uma alternativa para os estudantes da escola públicas da região - uma vez que estudantes de baixa renda não têm condições de mudarem para longe a fim de cursarem a graduação - temos que reconhecer o avanço da conquista de imediata implantação de 50% de cotas pelo ENEM na UFU, pois em todas as Universidades Federais do Brasil, somente mais uma vez, implantou de imediato os 50%. Porém não podemos nos esquecer a perda que é a extinção do PAAES. Com a continuidade do PAAES a UFU avançaria ainda mais nas políticas afirmativas de acesso ao ensino superior, teríamos 75% das vagas para estudantes de escola pública. O que temos que entender é que implantar os 50% da Lei de cotas, não deve ser sinônimo de extinção do PAAES.

E a luta não para por aí, apesar dessa resolução no CONGRAD ainda temos uma oportunidade de reverter essa decisão, já que a  decisão de fato está nas mãos do Conselho Universitário (CONSUN), que de acordo com a nota publicada no site oficial da Universidade, será no próximo dia 20.
Convocamos assim, todos aquel@s que defendem um ingresso a Universidade cada vez mais democrático e voltado para a classe trabalhadora, que compareçam nesta segunda feira (19 de Novembro)  às 18:30  no Centro de Convivência- Santa Mônica  da UFU, para a reunião de organização do ato que acontecerá na terça feira no horário do CONSUN, que será as 14 horas, mas iremos nos reunir desde as 13 horas em frente ao Prédio da Reitoria da UFU.