domingo, 18 de novembro de 2012

MANIFESTO DA CHAPA NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR, AS ELEIÇÕES DO DCE-UFMG



MANIFESTO ELEIÇÕES DCE-UFMG

"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez." Jean Cocteau

O ano de 2012 foi um ano difícil e turbulento para os estudantes da UFMG. A expansão irresponsável da universidade promovida pelo REUNI e os constantes cortes de verbas do Governo Dilma levou a greve dos professores e a diversas mobilizações dos estudantes contra as condições de ensino (como nos cursos de Arquitetura, Música, Ciências do Estado e de Montes Claros). Tivemos um ataque frontal por parte da reitoria ao direito da assistência estudantil com o aumento absurdo bandejão para R$4,15. A integração, a convivência e as atividades culturais entre os estudantes continuam restritas pela proibição de festas e pela restrição aos espaços de convivência. A privatização de uma unidade inteira da UFMG, o Hospital das Clinicas, esta prestes a acontecer.

Se é inegável que há muito de errado em nossa universidade, será que não conseguimos ver isso? Onde foram parar as vozes de contestação? Não conseguimos mais ser ouvidos? Tiraram-nos a possibilidade de lutar?

A participação do estudante na vida política e cultural da universidade vem diminuindo há algum tempo, e o movimento estudantil hoje se encontra totalmente afastado do estudante. Seja pela postura autoritária de seguidas gestões de DCE, que ignoram os CAs e DAs e outros coletivos da universidade; seja pelo empobrecimento da participação dos estudantes a apenas o direito de voto nas eleições de DCE, sem (re)criar ferramentas que permitam que ele seja sujeito das mudanças na universidade; seja pelas práticas ultrapassadas de diversos grupos, que tratam os estudantes como alienados que precisam ser conscientizados.

A gestão ONDA, que apresentou importantes críticas a velha política e as práticas do movimento estudantil nas últimas eleições, mostrou sua cara conservadora. Não conseguiu dar respostas às demandas dos estudantes, tendo privilegiado as negociações e troca de favores com a reitoria, ausentando-se de informar, mobilizar e construir conjuntamente com os estudantes posicionamentos nas diversas questões da universidade, indo muitas vezes contra o interesse dos estudantes. Nenhuma assembleia foi realizada. As iniciativas políticas e culturais de qualquer grupo de estudantes, e dos CAs e DAs não foram apoiadas pela gestão, sendo que em algumas vezes foram até mesmo deslegitimadas.

CHEGA DE MAIS DO MESMO! CHEGA DA VELHA POLÍTICA! PRECISAMOS DE UMA ALTERNATIVA! VAMOS RADICALIZAR A DEMOCRACIA NA UFMG!

Queremos um movimento estudantil e um DCE aberto, que dialogue e estimule a participação dos CAs e DAs, dos grupos de cultura, dos coletivos contra as opressões. Queremos um movimento estudantil autônomo, independente, combativo, pautado e construído pelos próprios estudantes de maneira coletiva e transversal. Queremos novas práticas políticas, cansamos de apenas ser representados, cansamos do autoritarismo e da velha burocracia. Queremos uma universidade popular.

Para construir coletivamente o DCE e a UFMG que queremos, convidamos todos os estudantes a participar da Primeira Reunião da CHAPA NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR, na terça-feira (20/11) às 18h na Arena do ICEX. Nossas propostas serão elaboradas nessa reunião, então queremos escutar seu relato, suas sugestões!

Contatos: Leonardo Mattos - leovmattos@gmail.com e Rana rana.fsa@hotmail.com