segunda-feira, 23 de abril de 2012

UFMG: FILAÇO NO BANDEJÃO – VITÓRIA DOS ESTUDANTES



Na ultima quarta-feira, dia 18/04, os estudantes de Farmácia resolveram dar um basta na situação caótica do Restaurante Setorial II, que vinha se arrastando desde o início do semestre mas se agravou após o dia 09/04, quando a FUMP implementou o novo sistema de acesso aos restaurantes universitários. A fila foi organizada em linha reta, e dessa maneira atravessou a rua na faixa de pedestres, bloqueando o fluxo de carros. De alguma forma, a reitoria já sabia do ato, e fechou a portaria da Avenida Carlos Luz, diminuindo o fluxo de carros na universidade.

O ato foi organizado pelo DAFAFAR, e contou com o apoio do DAICEX, DAICB e DANUT, alem de outros estudantes da graduação e pós-graduação. O DCE divulgou o evento em seu perfil, porem não manifestou apoio oficial ou presencial.

 Com músicas descontraídas, cartazes e palavras de ordem simples, a manifestação recebeu apoio da grande maioria dos estudantes. O abaixo-assinado afixado no bandejão, em apenas 1 dia conseguiu cerca de 350 assinaturas.

 A repercussão na mídia da manifestação foi ampla, como a muito tempo não acontecia nas ações do movimento estudantil na UFMG. Os jornais Estado de Minas e Hoje Em Dia, estiveram presentes e lançaram tanto matérias impressas e online . Na televisão, o Jornal Alterosa 2ª Edição mostrou uma reportagem sobre o assunto.

A manifestação e a presença da mídia pressionaram a FUMP, que abriu um novo caixa para atendimento, e segundo relato de estudantes, fez um controle menos rígido da documentação na entrada do bandejão. O resultado foi uma grande redução do tempo de espera na fila, como a muito tempo não se via na UFMG, inclusive durante os horários de pico.

 Na quinta-feira, dia 19/04, novamente os estudantes estavam atentos à situação. As grandes filas voltaram a aparecer, e novamente o ato foi realizado. Dessa vez, a reitoria foi pega de surpresa, e o transito foi fechado 3 vezes por cerca de 10 minutos, causando congestionamento na universidade. Entretanto, assim que a rua era fechada os caixas aceleravam a entrada e a fila diminuía rapidamente, o que mostra que a FUMP esta mais preocupada com a fila de carros do que com a fila de estudantes.

 O Fu-u-um-pê, mil e um almoços de horror com você / o bandejão lotado e o feijão ta escasso / eu com hora marcada querendo almoçar / eu e você - ê -ê / 3 horas no sol, 3 horas no sol 

Netinho, sobre a as filas.

 As manifestações continuarão enquanto a fila não diminuir. Nesse episódio ficou claro que apenas com a mobilização e reivindicação os estudantes conseguirão as melhorias que desejam. Com apenas dois dias conseguimos conquistar uma das nossas exigências, a redução do tempo nas filas. Se nos organizarmos, podemos conquistar muito mais!