domingo, 4 de março de 2012

A luta na PUC BH para revogar o aumento




A PUC BH não será a mesma após as lutas de 2012 contra o aumento de mensalidades.
O inicio do ano letivo pegou os estudantes de surpresa com um aumento de mais de 9%, o que significa o dobro da inflação, sem explicação nenhuma por parte da universidade. Em fevereiro mesmo antes do carnaval, os estudantes do Campus de São Gabriel deram o ponta pé inicial realizando assembleias e atos contra esse absurdo aumento.


Os dados das universidades particulares apontam que há média de 30% e evasão e um dos grandes vilões é o aumento de mensalidades. Universidades por diversos cantos do Brasil estão sendo fechadas, ou incorporadas por outras instituições maiores. A única forma de combater a evasão escolar é congelando o aumento das mensalidades, renegociando a dívida dos inadimplentes e aumentando a verba para assistência estudantil.


No último dia 01/03 houveram duas mobilizações gigantescas no Campus do COREU (Coração Eucarístico), que tem mais de 24 mil estudantes. A mobilização começou no turno da manhã com mais de 800 estudantes. No turno da noite a manifestação percorreu vários corredores da universidade, parando de prédio em prédio para os estudantes descerem e aderirem à manifestação.


Com palavras de ordem que diziam: “Reitor, eu não me engano, o meu dinheiro vai pro vaticano” e “Ai meu Deus, estou passando mal, pegaram meu dinheiro pra investir na catedral”, os estudantes questionavam mais um aumento injustificado, sem retorno para a qualidade do ensino. A manifestação reuniu quase 3 mil estudantes, percorreu a universidade e fechou a rua Dom José Gaspar, em frente ao campus do COREU da PUC BH, com diversos setores e coletivos estudantis que participaram e levaram solidariedade.


Na manifestação os estudantes foram bastante contundentes ao afirmar que, se a Reitoria não sentar pra negociar, a PUC vai parar dia 13/03. Infelizmente a atual direção do DCE deixou a desejar ao participar muito pouco da manifestação, pois poderia cumprir um papel decisivo se tivesse uma campanha contra o aumento de mensalidades com cartazes, adesivos e abaixo assinado que pudesse potencializar essa mobilização.


Intensificar a mobilização até revogar o aumento
É necessário mobilizar todas as salas de aula da PUC para a grande manifestação do dia 13/03. Nós do coletivo Vamos à Luta, estamos desde já mobilizando os estudantes e também pedindo apoio e solidariedade do movimento estudantil nacional e tentando articular com outras universidades a luta contra o aumento. Os estudantes e o DCE da UNAMA, já se somaram, votando uma moção de apoio com cerca de 400 estudantes em plena calourada e marcaram uma campanha contra o aumento das mensalidades neste mês.
Dia 13/03 os estudantes serão a voz para barrar o aumento!